Participação cidadã de jovens e adolescentes no Selo UNICEF é tema de plantão tira-dúvidas

A Asserte promoveu, nesta quarta-feira (20), um plantão Tira-Dúvidas com os mobilizadores dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas) dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. O evento foi uma oportunidade apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Guia da Participação Cidadã de Adolescentes na edição 2021-2014 do Selo UNICEF.

Durante o encontro online, realizado no canal do Youtube da Asserte, foram apresentados detalhes do documento, que propõem atividades para os Nucas que complementam os esforços da gestão pública e da sociedade civil na busca por menos desigualdades e mais garantia de direitos para crianças e adolescentes dos municípios participantes do Selo UNICEF.

De 2017 a 2020, mais de 1.500 municípios de 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro, investiram na criação, no fortalecimento e na mobilização dos Nucas. Nesta edição, a participação cidadã de adolescentes continua sendo um dos pilares centrais da iniciativa.

O objetivo das ações propostas no Guia é ter o maior número possível de adolescentes dos municípios inscritos no Selo UNICEF participando ativamente da iniciativa. Participação é, ao mesmo tempo, um direito e uma maneira de reivindicar direitos, por isso é preciso superar a ideia de adolescentes como cumpridores de tarefas ou mero figurantes e investir no conceito de sujeitos de direitos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O vídeo do plantão Tira-Dúvidas está salvo no canal do Youtube da Asserte e pode ser acessado a qualquer momento. Já o Guia da Participação Cidadã de Adolescentes está disponível no site www.selounicef.org.br e também no link da Bio. Em caso de qualquer dúvida, faça contato conosco. Teremos o maior prazer em auxiliar vocês nesta jornada. Salvem nosso número na agenda: 83 3113-5837