Asserte e Asec promovem sala aberta sobre saúde mental

As entregas do Resultado sistêmico 5 “Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida” foram tema de sala aberta no dia 23 de março para os municípios de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. O encontro promovido pela Asserte contou com a participação de Silmara Meireles, gestora para implementação de projetos da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), e de Betânia Valério, monitora ASEC para programas e cursos de saúde e educação emocional. A gravação está disponível no canal do Youtube da Asserte.

Um dos pontos de destaque do encontro foi o prazo, até o dia 30 de junho, para certificação de, pelo menos, 4 profissionais dos municípios, em saúde mental, através do curso Promover para Prevenir, disponível no endereço: https://asecbrasil-ead.org.br/. A equipe da Asec ressaltou que os inscritos nos cursos devem concluir a capacitação até a data estipulada pelo UNICEF, para garantir a pontuação.

Até o dia 30 de junho, também é necessário que os municípios estabeleçam o fluxo definitivo de atendimento de crianças e adolescentes em saúde mental. Já até 31 de dezembro, é preciso que serviços de atendimento psicossocial sejam criados no município ou seja indicado um serviço existente em outro município para o qual os casos que demandem atenção especializada serão encaminhados.