Estudantes da Escola Florestan Fernandes participaram, na última segunda-feira (22), do lançamento do projeto #OIburaTáON, que vai beneficiar 212 jovens em situação de vulnerabilidade, do bairro do Ibura, no Recife (PE), através da inclusão digital, oferecendo acesso à informação, educação e inserção no mercado de trabalho, no contexto da Agenda Cidade Unicef.
As atividades do projeto iniciaram com as comemorações do Mês da Juventude na unidade escolar que contou com a apresentação do Quarteto de Cordas Orquestra Criança Cidadã, através da parceria com o Consulado Argentino em Recife. Estiveram presentes no evento, o chefe do UNICEF para o semiárido brasileiro, Dennis Larsen, o cônsul da Argentina no Recife, Alejandro Lastra, o Secretário Executivo de Juventude da Prefeitura do Recife, Marcone Ribeiro, a oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens do UNICEF Brasil, Luiza Leitão, as equipe da Asserte, parceiro implementador do projeto, e da Etapas, organização que atua no bairro do Ibura há 30 anos.
Na ocasião, Dennis explicou para os estudantes o trabalho que o UNICEF realiza em 190 países e territórios em defesa dos direitos e do bem-estar de crianças e adolescentes e ressaltou a escolha do Ibura para realização de uma série de atividades através da Agenda Cidade Unicef. “Em parceria com a Prefeitura do Recife, decidimos promover ações nas escolas do Ibura para fortalecer o território e garantir que as crianças e adolescentes possam ter seus direitos preservados e não sejam discriminados pela cor, pela raça ou pelo local em que vivem. Através do #OIburatáON, vamos oferecer aos jovens da comunidade o direito à inclusão digital, garantindo a participação cidadã e o acesso à informação”, destacou o chefe do UNICEF para o semiárido brasileiro.
O secretário Marcone Ribeiro destacou a importância da Agenda Cidade UNICEF para o território do Ibura e o trabalho que tem sido desenvolvido através da iniciativa para promover a transformação do local. O cônsul Alejandro Lastra falou do entusiasmo em participar e apoiar o trabalho do UNICEF na comunidade e sobre as ações que o consulado realiza na cidade.
Oficinas com meninos e meninas – O projeto #OIburatáON vai realizar oficinas com os alunos atendidos pelo programa “Ibura Empoderado” do Unicef neste mês de agosto (23, 24, 29 e 30 de agosto) e setembro (dia 5), no contraturno das aulas, com estudantes já pré-selecionados das escolas Florestan Fernandes, Apolônio Sales, Padre Lebret e Jordão Emerenciano.
Nos encontros, chamados de Jornadas de Competências para a Vida, serão abordados temas como Identidade, Cidadania, Território, Tecnologia, Mudanças, Saúde, Autoestima e Inserção Produtiva no Mundo do Trabalho. Em setembro, haverá a culminância do projeto, com a entrega do Kit Conectividade, composto por celular, cartão pré-pago para uso de internet, caderno do projeto, livro sobre as competências para a vida e publicação com dicas de inserção no mercado de trabalho.
O #IburaTáON é uma iniciativa do Unicef e da Prefeitura do Recife, em parceria com o Youtube, e conta com a Asserte, como parceiro implementador, e a organização Etapas, que atua no bairro do Ibura há 30 anos, como apoiador de implementação.