As oficinas do projeto #OIburaTáON tiveram início nesta terça-feira (23), na escola municipal Florestan Fernandes, com a participação de mais de 30 crianças e adolescentes que participam dos programas do Unicef “Ibura Meu Amor” e “Ibura Empoderado” ou que estão em situação de vulnerabilidade. O projeto vai atender a 212 jovens de quatro escolas do bairro do Ibura (Florestan Fernandes, Apolônio Sales, Padre Lebret e Jordão Emerenciano), através da inclusão digital, oferecendo acesso à informação e educação no contexto da Agenda Cidade Unicef.
As dinâmicas das oficinas foram coordenadas e executadas pelos especialistas em mobilização da Asserte, organização parceira do Unicef na implementação do projeto, Cleide Moraes e David Gonzaga. A oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens do UNICEF Brasil, Luiza Leitão, também participou do início das oficinas, nas quais foram abordados temas como Identidade, Cidadania, Território, Tecnologia, Mudanças, Saúde, Autoestima, Família.
“De maneira lúdica e criativa, as oficinas realizadas nas escolas contribuem para fortalecer as habilidades e competências para a vida, e estimulam os adolescentes a olharem para os desafios da vida como protagonistas, capazes de construir ou reconstruir seus projetos de vida”, destacou Cleide Moraes.
Os próximos encontros com os jovens das demais escolas estão agendados para os dias 29 e 30 de agosto e 5 de setembro. Na segunda quinzena de setembro, haverá a culminância do projeto, com a entrega do Kit Conectividade, composto por celular, cartão pré-pago para uso de internet, caderno do projeto, livro sobre as competências para a vida e publicação com dicas de inserção no mercado de trabalho.
O #IburaTáON é uma iniciativa do Unicef e da Prefeitura do Recife, em parceria com o Youtube, e conta com a Asserte, como parceiro implementador, e a organização Etapas, que atua no bairro do Ibura há 30 anos, como apoiador de implementação.