Itaú Social, Unicef e Asserte retomam Encontro da Busca Ativa Escolar com municípios e planejam ações para 2023

Representantes do Itaú Social, do UNICEF, da Asserte e dos sete municípios inseridos no programa Melhoria da Educação realizaram, nesta quarta-feira (9 de novembro) um encontro online para planejar as atividades para 2023 e fazer um balanço do que foi realizado em 2022. O momento foi comemorado por todos, pois representou uma retomada das reuniões com o grupo integrado, já que nos últimos meses estavam acontecendo apenas os atendimentos individuais.

“Agradeço a presença neste encontro e o excelente trabalho realizado por todos vocês, que continuam empenhados em trazer e manter as crianças nas escolas”, destacou a coordenadora de implementação do Itaú Social, Sônia Dias. A oficial de Educação do Unicef, Daniella Rocha, ressaltou a importância da troca de aprendizados nestas reuniões e falou do planejamento para o ano que vem. “Fico muito feliz em renovarmos esta parceria para 2023. Agora temos a oportunidade de nos organizarmos para o próximo ano, incluindo o plano de ação da BAE em seus municípios”, disse.

O especialista em monitoramento da Asserte, Mirley Jonnes, também falou da satisfação em fazer parte deste projeto. “Em nome da Asserte, digo que estamos muito felizes em retomarmos esta conexão, pois 2023 é tempo de esperançar. Temos muitas expectativas positivas neste trabalho de proteção e educação de nossas crianças. Agradecemos a confiança em nosso trabalho”, afirmou.

O encontro foi conduzido pela especialista em educação da Asserte, Isadora Brasil, que apresentou um balanço das ações deste ano, destacou os resultados positivos e falou das ações planejadas para 2023, como encontros formativos, oficinas, plantões tira-dúvidas, acompanhamento do plano de ação, assessoria semanal, help desk e troca de experiências. Ela também destacou o formulário de diagnóstico, enviado aos municípios para saber como está a implementação da BAE em cada um.

Em seguida, Daniella destacou o número de crianças fora da escola nos últimos anos e as dificuldades diante da pandemia de covid-19. Segundo pesquisa do Unicef deste ano de 2022, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola. “Por isso a urgência em priorizar a Busca Ativa Escolar no planejamento de 2023”, afirmou. Ela também deu orientações gerais sobre este planejamento e sugeriu ações e campanhas.
Os representantes dos municípios participaram ativamente, falando das dificuldades, dos trabalhos realizados e de suas experiências locais com a busca ativa escolar. “Nós temos um grupo com realidades bem distintas, mas que realiza trocas positivas. Nestes encontros conhecemos cada vez mais a realidade de cada um e vemos a sensibilidade que vocês estão tendo em não apenas garantir a matrícula dos alunos, mas também fazer com que as crianças e os adolescentes permaneçam na escola”, finalizou Isadora Brasil.

Os sete municípios participantes do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social e que fazem parte do eixo municipal de implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) são Balsas (MA), Barcarena (MA), Itapevi (SP), Luziânia (GO), Maranguape (CE), Parauapebas (PA) e Suzano (SP).