Itens serão entregues no dia 5 de outubro, em solenidade com autoridades locais. Na ocasião, cerca de 45 professores também participarão do curso Água, Saneamento e Higiene (ASHI)
Sete escolas públicas do município de Igarassu, em Pernambuco, recebem, no dia 5 de outubro, estações móveis de lavagem de mãos e kits de higiene para garantir a meninas e meninos uma convivência segura no ambiente escolar. Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 estudantes da zona urbana e rural da cidade em uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), implementada localmente pela Asserte.
Serão entregues 7 lavatórios e kits de higiene com sabonete líquido, sabonete em barra, papel toalha e absorventes higiênicos, além de material educativo, contendo cartazes e folders, com orientações para evitar o contágio da Covid-19, informações sobre o ciclo menstrual e cuidados com a saúde mental.
“Nestes mais de dois anos de pandemia, nossas crianças e adolescentes sofreram um grande impacto com a privação das aulas presenciais. Além do déficit educacional, o distanciamento do convívio escolar causou prejuízos na saúde mental, nutricional e a desproteção de meninos e meninas. Esta iniciativa do UNICEF, em parceira com a Unilever, busca assegurar uma convivência mais segura durante as aulas presenciais e permanência dos estudantes no chão da escola”, destacou a coordenadora de Projeto da Asserte, Graça Lima.
A solenidade de entrega dos lavatórios e dos kits de higiene será realizada na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra (BR-101 Norte, Km 43,6, ao lado da Unilever), às 8h30, e contará com a presença de autoridades locais. Logo em seguida, cerca de 45 professores participarão da capacitação sobre Água, Saneamento e Higiene (ASHI) no ambiente escolar, que será ministrada pelo consultor em ASHI do UNICEF, Raul Guerrero, e pelos especialistas em saúde da Asserte, Antônio Isídio e Lucilla Vieira Carneiro. As aulas irão abordar temas como higienização das mãos, limpeza do ambiente escolar, etiqueta respiratória, além de dignidade menstrual.
“No curso, os professores terão informações importantes para orientar a comunidade escolar sobre como se prevenir e proteger em casos de surtos e epidemias de doenças infecciosas, garantindo mais segurança com o retorno às aulas presenciais. A dignidade menstrual também será tratada, para assegurar que os educadores possam também potencializar informações importantes para as meninas”, disse Graça Lima.
Sobre a ação – A iniciativa do UNICEF tem o propósito de fortalecer os protocolos de água, saneamento e higiene (ASHI) e prevenção e controle de infecções (IPC) no ambiente escolar; treinar professores sobre protocolos para promoção da higiene, comportamentos protetivos de saúde e rotinas de lavagem de mãos para preparação dos espaços escolares para reabertura e convivência segura; e disseminar campanhas informativas sobre práticas de saúde, lavagem de mãos, com folders, cartilhas, impressos nas escolas e engajamento comunitário de jovens, meninos e meninas, e suas famílias, em comportamentos e hábitos de saúde.
Por que Igarassu? – O município de Igarassu foi contemplado com a ação de proteção para o retorno e convivência segura na escola com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e indices epidemiologicos, utilizados pelo UNICEF e seu parceiro financiador como parâmetro de seleção das áreas de sua atuação.
Sobre a Asserte – A ASSERTE é uma Organização da Sociedade Civil, com sede em João Pessoa-PB, que tem como missão contribuir e apoiar o amplo acesso das pessoas, em especial crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, às políticas públicas no âmbito dos direitos à Educação, Saúde e Assistência Social, para o pleno exercício dos direitos humanos e da melhoria da qualidade de vida da população.