Adolescentes da Paraíba discutem mudanças climáticas e alimentação saudável em João Pessoa

Cerca de 100 adolescentes de 44 municípios paraibanos participaram, no dia 12 de dezembro, em João Pessoa, do Encontro Estadual dos NUCAs, que discutiu o enfrentamento às mudanças climáticas e o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente e na saúde das pessoas. Parte da agenda do Selo UNICEF 2021-2024 no Estado, o encontro promoveu debates que auxiliaram os adolescentes a buscarem soluções aos desafios vivenciados nas suas comunidades sobre as temáticas.

Com o tema “O Clima e a Alimentação que queremos”, os adolescentes foram divididos em grupos e participaram de oficinas que discutiram as seguintes problemáticas: “Fortes chuvas, alagamentos, aumento de temperatura, tornados: o clima está mudando e isso está mudando as nossas vidas”; “A escolha da nossa alimentação está prejudicando o planeta”; “Alimentação escolar: crianças e jovens preferem alimentos ultraprocessados à merenda escolar”; “Uso inconsciente da água e descarte indevido do lixo estão mudando o nosso clima”; “A população preta e pobre tem menos garantia do direito de escolher o que comer” e “Preparar as refeições da casa é responsabilidade das mulheres”.

Em seguida, os grupos apresentaram os temas discutidos e as soluções para cada um dos problemas através de cartazes, peças teatrais, poesia, música, entre outras manifestações artísticas. A proposta é que os adolescentes que participaram do evento possam compartilhar com os seus NUCAs o que foi aprendido ao logo do dia.

“Todas estas atividades esperam não apenas desenvolver uma postura crítica, mas também despertar a importância de uma participação ativa e engajadora em defesa do meio ambiente no lugar em que eles vivem e que eles possam levar essas reflexões para a escola, espaços públicos, organizações, redes, coletivos, entre outros locais que eles tenham voz ativa”, disse Luiza Leitão, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF.

O evento, promovido pela Asserte, foi realizado no Littoral Hotel, em João Pessoa, e contou com a presença do chefe do UNICEF para o Semiárido Brasileiro, Dennis Larsen, da oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, Luiza de Sá Leitão, de Maria Eduarda Silva, de Bonito (PE), uma das jovens que representou o Brasil na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito, e do membro do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens do UNICEF no Brasil, Gustavo Henrique Guedes, do NUCA de Picuí (PB). Também participaram representantes do NUCA Piranhas (AL) e do NUCA Cupira (PE), além dos mobilizadores de adolescentes.

 

NUCAs participam do Desafio dos POVs
A seleção dos NUCAs participantes do encontro presencial foi realizada a partir do “Desafio dos POVs”, ativado no dia 16 de novembro para Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A iniciativa teve como principal objetivo estimular os NUCAs a produzirem conteúdos sobre as Mudanças Climáticas e Alimentação Saudável. Em 12 dias, foram produzidos cerca de 100 vídeos sobre as temáticas, que geraram mais de 346 mil visualizações de novembro a dezembro.

Foram selecionados para participar dos eventos presenciais todos os NUCAs que estiveram no desafio. Na Paraíba, o evento foi realizado em dezembro. Já em Alagoas e Pernambuco, foi promovido em fevereiro. A produção dos POVs foi o pontapé inicial para os debates sobre os dois assuntos com a turma dos NUCAs dos três estados e o resultado foi muita criatividade, inovação e informação.