Boas práticas de municípios são selecionadas pela Asserte

A Asserte realizou, entre os meses de abril e maio, um mapeamento das boas práticas no âmbito das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes adotadas pelos municípios de Alagoas, Paraíba e Pernambuco que aderiram ao Selo UNICEF. A ativação do Desafio foi realizada em uma live no canal do Youtube da Asserte, em março. Atendendo ao prazo estabelecido, as equipes municipais reportaram mais de 200 ações exitosas. Deste total, 15 foram selecionadas.

A equipe de especialistas da Asserte realizou uma análise criteriosa das informações das atividades reportadas via formulário, como o resultado sistêmico e/ou eixo do Selo UNICEF relacionado, quanto tempo ela existe, a quem beneficia, quais os objetivos, avanços e resultados alcançados, além de registros, como documentos oficiais, relatórios, estudos, website e imagens, que confirmassem a sua realização.

Entre os critérios de seleção, as boas práticas escolhidas precisavam contemplar ações (programas ou políticas) voltadas para crianças e/ou adolescentes implementadas pelo governo municipal e que atendessem, pelo menos, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As iniciativas selecionadas foram encaminhadas para o UNICEF.