Busca Ativa Escolar nos municípios do Melhoria da Educação

Dennis Larsen (Unicef), Tatiana Bello (Itaú), Fred Amâncio (secretário de Educação do Recife),
Verônica Bezerra (Unicef), Natanael José da Silva (Undime), Mirley Jonnes Pequeno (Asserte), Gleibson
Cavalcanti (secretário executivo de Gestão de Rede da Secretaria de Educação) reuniram-se no Recife (PE)

No primeiro semestre do ano de 2022, a Asserte foi responsável pela implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) nos municípios atendidos pelo Programa Melhoria da Educação, um projeto fruto de uma parceria do Unicef, Undime e Itaú Social. A Asserte atuou como parceiro implementador neste projeto amplo e complexo, que gerou conquistas positivas, apontou soluções e revelou desafios a serem enfrentados.

Foram meses de um intenso esforço de alinhamentos metodológicos, reflexões e adequações para atender as necessidades de cada um dos eixos: Recife (PE), Municipal (7 municípios), Regional (76 municípios de 6 iniciativas) e Convidados (400 municípios). O projeto fortaleceu parcerias e trocas de saberes, apontando caminhos e estratégias que ampliaram e consolidaram a BAE em diferentes contextos e arranjos.

Fora da escola não pode

O grande objetivo do projeto era fazer com que crianças e adolescentes tivessem seus direitos garantidos, tendo acesso à escola. Para isso, os municípios foram capacitados para aderir à plataforma da BAE, uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o Unicef e a Undime apoiam as gestões municipais na identificação de estudantes que estão fora da escola.


Com a plataforma, os gestores de diferentes setores públicos (Educação, Saúde, Assistência Social, dentre outros) e suas equipes analisam as causas da exclusão, encontram soluções e reintegram as crianças e adolescentes à escola, garantindo a sua permanência e aprendizagem.

Estratégias e ações diferenciadas

Como o projeto abrangia quatro eixos diferentes e cada um deles com suas particularidades, a Asserte adotou estratégias e ações personalizadas para cada grupo. No Recife (PE), foram realizadas ações presenciais, com visitas, reuniões, encontros e eventos de mobilização. Nas demais estratégias foram promovidas reuniões online com os representantes dos municípios, encontros de grupos focais, plantões tira-dúvidas, além de atendimentos individualizados por diversos canais de comunicação (whatsapp, email, telefone) e análise dos Planos de Ação.

 

Projeto gera resultados positivos

Diante das ações da Asserte, dos esforços de todos os parceiros e do empenho dos municípios, houve crescimento nas adesões à BAE, nas atividades na plataforma e no aceite à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre janeiro e julho de 2022, 101 novos municípios aderiram à Plataforma BAE. Foram 77 novas adesões no grupo dos convidados, 23 no grupo regional e 1 no municipal.

As informações de cada cidade com relação à Busca Ativa Escolar e a LGPD podem ser acessadas no painel “Status dos Municípios”, uma plataforma de dados personalizada, desenvolvida pela Asserte, para cada município participante do projeto. Acesse aqui Projeto UNICEF Itaú Social – Plataforma ASSERTE