Entre julho e novembro de 2022, foi realizado no bairro do Ibura, no Recife (PE), o projeto #OIburaTáON, que garantiu o direito à inclusão digital de 212 jovens. O projeto foi uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura do Recife, no contexto da Agenda Cidade Unicef, em parceria com o Youtube, e teve a Asserte como parceira implementadora. A organização Etapas, que atua no bairro há mais de 30 anos, foi apoiadora da implementação e a Asserte contou ainda com uma rede de parcerias locais, formada pela comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, gestores e familiares dos alunos beneficiados.
O projeto teve como foco o fortalecimento do protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica e foram impactados negativamente pela pandemia de covid-19. Inicialmente, foram selecionados 212 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de quatro escolas públicas do bairro (Escola Municipal Florestan Fernandes e Escolas Estaduais Apolônio Sales, Padre Lebret e Jordão Emerenciano) e que estavam inseridos nos programas do UNICEF “Ibura Empoderado” e “Ibura Meu Amor”.
Os jovens participaram de oficinas educativas, que envolveram temas como Identidade, Cidadania, Território, Tecnologia, Mudanças, Saúde, Autoestima e Inserção Produtiva no Mundo do Trabalho, e receberam o Kit Conectividade, composto por celular, cartão pré-pago para uso de internet, caderno, botton e mochila. Após a entrega dos kits, 60 jovens participaram da Oficina de Criação Audiovisual e apresentaram seus trabalhos (vídeos e fotografias) na Mostra Cultural “O Ibura é Muito Mais”, realizada em dezembro.
Definição dos processos, estratégias e construção do plano de ação
Logo no início do projeto, a Asserte pautou seu trabalho na organização interna e definição dos processos, visando a implementação da proposta com clareza nos objetivos, metas e resultados pactuados. Foram realizadas reuniões internas e com os parceiros, UNICEF e Etapas, que permitiram o alinhamento geral das ações e a construção do plano de ação.
Nesta fase, também foi possível definir o nome e a identidade do projeto, assim como o calendário de atividades e os prazos. A partir daí a Asserte construiu o plano de ação e estabeleceu as estratégias para o desenvolvimento do projeto.
Mobilização dos jovens
A Asserte utilizou dois processos principais para realizar a mobilização dos adolescentes para participar do projeto:
1) Convites/cards produzidos pela Asserte e encaminhados pelas equipes de mobilização da Etapas que já acompanhava os jovens nos grupos dos projetos “Ibura Empoderado” e “Ibura Meu Amor” nas escolas.
2) Convocação direta dos alunos, com a equipe da Asserte visitando as escolas e explicando o projeto às turmas.
Metodologia participativa e criativa nas oficinas
Após a definição do público alvo e do cronograma, a Asserte iniciou as oficinas com os adolescentes, separando por escolas, de acordo com a disponibilidade de horário dos estudantes. As oficinas foram realizadas de forma lúdica e criativa, desenvolvidas em uma metodologia participativa, promovendo importantes momentos de aprendizados, trocas de experiências, afetos e integração dos jovens entre si e com os objetivos do projeto.
No desenvolvimento das atividades, os jovens refletiram sobre cidadania, participação social, liderança, saúde física e mental, prevenção da gravidez precoce, projeto de vida, inserção produtiva, tecnologias e mundo do trabalho. O formato das oficinas permitiu pensar e repensar o papel dos jovens como agentes de transformação e desenvolvimento social juvenil, protagonista na escola e no território, relações de direitos e deveres na sociedade, importância da educação, cultura e outras políticas públicas para valorização da vida e promoção de mudanças na família, comunidade e sociedade.
Eles também conversaram sobre a vida no Ibura, construindo painéis que retratassem a realidade do bairro, na visão dos jovens, identificando o que eles pensam a respeito do Ibura.
Concluído o circuito de oficinas nas 4 escolas, foram registrados 199 estudantes cadastrados. A participação desses alunos e alunas nas oficinas era pré-requisito para o recebimento do Kit Conectividade.
Envolvimento das famílias é destaque no projeto
Após a realização das oficinas, foram realizadas reuniões com as mães, pais e responsáveis dos adolescentes, com o objetivo de aproximá-los do projeto e responsabilizá-los pela documentação necessária e pela assinatura do termo de responsabilidade dos smartphones dos alunos, especialmente no caso dos menores de idade. Foi uma oportunidade para conhecer, dialogar e compreender a importância do celular para vida de muitas famílias.
No processo de escuta, a equipe da Asserte também identificou como as famílias estavam precisando de oportunidades e apoio na orientação da educação dos filhos. A pandemia acentuou a queda do poder aquisitivo familiar e fragilizou ainda mais a vida dos jovens na comunidade.
Entrega dos Kits Conectividade
No dia 22 de setembro de 2022, na quadra da Escola Jordão Emerenciano, foram entregues os Kits Conectividades aos jovens participantes do projeto, conforme estabelecido no plano de trabalho. O evento foi organizado pela equipe da Asserte, com apoio de um grupo de jovens representantes das turmas, contou com a presença dos alunos, familiares, gestores das escolas, Secretaria de Juventude da Prefeitura do Recife, Unicef, Etapas e outros convidados.
Jovens participam de Oficina de
Criação Audiovisual e Mostra Cultural
Após a entrega dos Kits Conectividade, o projeto #OIburaTáON ainda ofereceu a Oficina de Criação Audiovisual, realizada durante o mês de novembro, com 60 jovens do projeto. A Asserte continuou coordenando o trabalho e contou com a parceria da Jacaré Vídeo para a realização das aulas.
Durante a oficina, os jovens aprenderam sobre roteiro, foto, vídeo, design, utilizando as técnicas e os métodos da criação audiovisual, além de conceitos fotográficos e estéticos básicos. Foram abordados temas como saúde e prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento às violências, riquezas culturais e inserção produtiva dos jovens. Cada turma teve 20 horas de capacitação, além de uma aula- passeio ao cinema.
No dia 7 de dezembro de 2022 foi apresentada, no auditório da escola Jordão Emerenciano, a Mostra Cultural “O Ibura é Muito Mais”, com os vídeos e fotografias produzidas pelos adolescentes que participaram das oficinas.
Resultados do projeto
Ao final do projeto no território do Ibura, a Asserte destacou os seguintes resultados:
– Projeto realizado em parceria com uma organização local e mais quatro equipamentos sociais, sendo 3 escolas públicas estadual e 1 escola municipal;
– Oficinas educativas realizadas para 199 jovens;
– Projeto IburaTáOn com identidade firmada e reconhecida no território;
– Cerca de 160 famílias articuladas e mobilizadas nas atividades do projeto;
– 210 jovens mobilizados pelo projeto no território;
– 210 jovens com smartphones e internet na comunidade.