Técnicos do UNICEF e da Asserte realizaram, na última quinta-feira (30), uma roda de conversa com profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Ibura de Baixo e de Cima e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que atendem ao bairro do Ibura, no Recife (PE). O encontro faz parte das ações do projeto “O Ibura que Protege”, uma iniciativa da #AgendaCidadeUnicef.
O objetivo da reunião foi promover a escuta a respeito dos desafios e necessidades que os profissionais e os equipamentos encontram para enfrentar as violências contra crianças e adolescentes no território. Na oportunidade, a equipe do projeto apresentou a proposta de trilhas formativas que serão realizadas a partir de janeiro de 2024, envolvendo diferentes agentes ativos no bairro. Os representantes dos CRAS e CREAS reforçaram a importância do fortalecimento da rede de proteção para atuação conjunta.
“Vamos promover diversos momentos de formação, para que diferentes atores melhorem as suas práticas, contribuindo para que o enfrentamento às violências seja papel de todos, tanto as instituições, quanto escola e comunidade” afirmou a especialista da Asserte Katiuska Santos.
“O território do Ibura tem muitos desafios, mas também muitas potencialidades. É preciso somar forças para deixar de ser uma área de tantos problemas, especialmente para os mais vulneráveis”, destacou a educadora social do CRAS Ibura de Cima, Elke.