A coordenação operacional da Busca Ativa Escolar (BAE) do Recife, com apoio do UNICEF e da Asserte, reuniu, no dia 11 de dezembro, equipes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. O evento, intitulado de “Encontro de Integração das Políticas Públicas do Recife no âmbito da Busca Ativa Escolar”, reuniu 36 pessoas no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente do Recife (Comdica), das 8h às 16h, e foi um momento importante para a apresentação de projetos e programas realizados por cada área. Durante o encontro também houve uma capacitação dos técnicos verificadores sobre abordagem familiar.
A reunião teve início com as boas vindas da coordenadora do UNICEF para o semiárido brasileiro, Verônica Bezerra, da gerente de Articulação de Rede da Prefeitura do Recife e gestora política da BAE Recife, Viviane Freitas, e da coordenadora de projetos da Asserte, Graça Lima. Elas reforçaram a importância do encontro como forma de fortalecer o diálogo entre as três secretarias e como cada uma pode contribuir para o fortalecimento da Busca Ativa Escolar (BAE) do Recife.
Em seguida, cada uma das secretarias apresentou suas ações, atividades e políticas públicas que contribuem para o enfrentamento do abandono escolar de crianças e adolescentes, e como cada uma delas se organiza na cidade do Recife. Com o compartilhamento das informações, todos puderam conhecer os equipamentos e projetos de cada setor envolvido, fortalecendo o diálogo e o entendimento do trabalho do outro.
No período da tarde, o evento foi focado no trabalho dos técnicos verificadores da BAE, com a troca de experiências e apresentação de técnicas de abordagens nas visitas domiciliares. Representantes da assistência social e da saúde relataram como são feitas estas visitas em suas áreas, ressaltando o cuidado, a ética e as ferramentas de abordagem que contribuam e fortaleçam o trabalho dos técnicos verificadores da BAE.
O encontro faz parte das atividades de implementação da BAE no Recife, através da parceria UNICEF, Undime e Itaú Social, e que visa enfrentar o abandono escolar de crianças e adolescentes na capital pernambucana. A Asserte é a organização parceira na implementação da estratégia no Recife.