UNICEF e Asserte participam da Jornada Pedagógica de Maceió para discutira Busca Ativa Escolar

As equipes da Asserte e do UNICEF participaram, no dia 6 de março, em Maceió, da Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e demais apoiadores. Com o tema “Garantir o direito de aprender: compromisso de todos”, a atividade promoveu uma série de palestras, dinâmicas, apresentações culturais e formações, tendo como foco principal o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino, com inclusão, equidade e qualidade.

De acordo com o especialista em Educação da Asserte, Rafael Paixão, foram apresentadas informações sobre a exclusão escolar, abandono e violência na infância e adolescência, com especial atenção para o cenário escolar brasileiro, além das medidas adotadas pelo UNICEF para enfrentar esses desafios, incluindo o Selo UNICEF e a Busca Ativa Escolar.

Tereza Gabrielle, convidada da Asserte, compartilhou sua experiência, anos atrás, como participante da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, desenvolvido pela UNICEF. Ela destacou como esse programa impactou positivamente sua realidade educacional, enfatizando a importância da participação ativa dos jovens na comunidade escolar.

Finalizando a apresentação, a equipe da Asserte detalhou a estratégia da busca ativa escolar, abordando metodologias e a relevância do registro de informações na plataforma para a gestão de políticas públicas e monitoramento de crianças e adolescentes em situação de evasão, exclusão ou risco de abandono.

O evento, dividido em dois auditórios, permitiu que os participantes escolhessem as palestras de seu interesse, demonstrando o compromisso coletivo com a construção de um ambiente escolar seguro e inclusivo para todos. A iniciativa reforça a importância da colaboração entre organizações, educadores e comunidades na promoção do bem-estar e desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.

Sobre a BAE em Alagoas – A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF. Conta ainda com a parceria da BRK Ambiental para implementação nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. A estratégia tem a Asserte como parceira implementadora do projeto no Estado.