A equipe da Busca Ativa Escolar de Maceió participou, no dia 10 de abril, da oficina “Conhecendo a Busca Ativa Escolar: metodologia e plataforma”, promovida pela equipe da Asserte no Centro de Ensino Superior de Maceió, para apresentar os conceitos e a metodologia da Busca Ativa Escolar, com o enfoque especial na intersetorialidade.
A atividade contou com a participação de gestores e supervisoras institucionais da educação, saúde e assistência social, que puderam compartilhar conhecimentos e experiências. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar em estudos de caso e realizar atividades práticas na plataforma da Busca Ativa Escolar. A inserção de casos fictícios na plataforma foi um exercício fundamental para capacitar a equipe para as demandas do dia a dia e para lidar com os casos reais.
“O objetivo desta atividade foi oferecer todo o conhecimento necessário para a equipe colocar em prática tanto a metodologia da Busca Ativa Escolar quanto a capacidade técnica para manusear a plataforma”, disse o Assessor Técnico para Busca Ativa Escolar da Asserte, Rafael Paixão. Também participaram da oficina os técnicos da Asserte, Ana Paula Costa, Roseana Cunha e Fabiana Pinto.
A intersetorialidade, destacada como um pilar fundamental da estratégia, reforça a importância da colaboração entre diferentes áreas para garantir o sucesso das ações de identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime. Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF. Conta ainda com a parceria da BRK Ambiental para implementação nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. A estratégia tem a Asserte como parceira implementadora do projeto no Estado.