O projeto “Ibura que Protege”, uma iniciativa da #AgendaCidadeUnicef, esteve presente nas atividades realizadas durante a Semana do Bebê do Recife (PE), uma estratégia de mobilização social que fortalece as políticas públicas no âmbito da educação, saúde, assistência social e direitos humanos. Nos dias 24 e 25 de abril, especialistas da Asserte, parceiro implementador do UNICEF no projeto, promoveram ações em creches e escolas para sensibilizar famílias, profissionais e adolescentes sobre a importância da vacinação, envolvendo quase 300 participantes.
Nas creches 8 de Março e Eduardo Campos, no bairro do Ibura, a equipe do projeto realizou uma acolhida educativa aos pais no momento de deixar as crianças na creche, falando sobre a importância da vacinação. Esta ação envolveu 232 pessoas, entre mães, pais e responsáveis pelas crianças, além de agentes de saúde, médica da família, enfermeiras, e representantes da coordenação de educação infantil da Prefeitura do Recife, da coordenação da vacinação do Distrito Sanitário VIII e da coordenação da saúde da criança e adolescente do Distrito.
“Em um clima descontraído e cheio de carinho, abordamos os familiares responsáveis pelas crianças, em conjunto com as gestoras da instituição, sobre como estava a atualização da caderneta de vacinação e orientamos para procurarem o posto de saúde, caso necessário”, destacou Cleide Moraes, especialista em mobilização da Asserte.
A equipe também realizou uma roda de diálogo “Conversando com adolescentes sobre imunização” nas escolas Maria Sampaio e Florestan Fernandes, no Ibura. “De forma criativa e com dinâmicas de grupo, apresentamos o tema aos adolescentes, que interagiram, fizeram perguntas, registraram desenhos, assistiram vídeos e trocaram ideias com a profissional de saúde, que falou sobre a importância da vacinação em todas as etapas da vida, destacando as especiais para os adolescentes”, afirmou Cleide. Nesta ação, participaram 63 adolescentes entre 12 e 14 anos.