O VI Ciclo de Formação do Selo UNICEF: Avaliando Conquistas & Identificando desafios na Paraíba reuniu cerca de 750 profissionais de 266 municípios de Alagoas, Paraíba e Pernambuco em cinco encontros presenciais realizados nos três estados no mês de abril. Promovidos pelo UNICEF e a Asserte com o objetivo de fortalecer as políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, os encontros orientaram e incentivaram as equipes municipais a realizar uma ação concentrada para as atividades finais da edição 2021-2024 do Selo UNICEF.
Nos encontros, as equipes municipais receberam orientações sobre o II Fórum comunitário e fizeram uma revisão geral sobre as entregas, prazos e a metodologia de certificação. “Estamos no quarto ano deste ciclo que se encerra no final do ano e vai reconhecer o trabalho de prefeitos e equipes nas agendas da educação, saúde e proteção. As crianças e adolescentes precisam estar na escola, precisam estar vacinadas, precisam ser escutadas e protegidas. O Selo UNICEF é uma usina de oportunidades para que as gestões municipais possam integrar esforços e melhorar a vidas de meninos e meninas”, destacou a chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra.
A programação dos ciclos formativos contou ainda com apresentação da etapa final da Trilha da Certificação, estratégia elaborada pela Asserte que reúne, em formato de cordel, o percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo UNICEF. A “Estação Final – Em busca da Certificação” faz uma revisão do que foi percorrido nas primeiras três etapas e apresenta como tema central a realização 2º Fórum Comunitário, momento de reunir as equipes, a comunidade e olhar para tudo que foi conquistado e os desafios da jornada.
“A maior missão da Asserte enquanto parceiro implementador é garantir os direitos das crianças e adolescentes. Nesta jornada de encerramento, agradecemos a confiança do UNICEF e a parceria das equipes municipais. A presença de cada profissional tem um significado muito importante e traduz o trabalho que vem sendo executado em cada território para proteção dos nossos meninos e meninas”, disse Graça Lima.
No encontro, os participantes também tiveram a oportunidade de conversar sobre a participação cidadã de adolescentes na jornada do Selo UNICEF e sobre o fortalecimento do CDMCA, dos Conselhos Tutelares e dos NUCAS, além de simularem a realização do II Fórum Comunitário, fazendo uma avaliação de cada um dos resultados sistêmicos que compõem a metodologia do Selo UNICEF. Também foi conversado sobre estratégia de vacinação crianças e adolescentes nas escolas, a partir da publicação de decretos municipais que estabeleçam esta medida.
Articulação Nota 10 – Como forma de valorizar os esforços e o comprometimento das equipes municipais de Alagoas, Paraíba e Pernambuco com o Selo UNICEF, a Asserte fez a entrega do reconhecimento “Articulação Nota 10”, durante o 6º Ciclo de Formativo do Selo UNICEF durante os encontros. Articuladores, mobilizadores de área e representantes do Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de 208 municípios que, conforme monitoramento da Asserte, haviam concluído todas as entregas do Selo UNICEF até a data realização dos encontros presenciais receberam bottons que simbolizaram o reconhecimento. O reconhecimento foi entregue, em Alagoas, às equipes do Selo UNICEF de 51 município. Em Pernambuco, 67 receberam o reconhecimento e, na Paraíba, 90.
Ciclo Formativo em Pernambuco
Em Caruaru, cerca de 150 articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de saúde, assistência social, educação e representantes do CMDCA de 54 municípios participaram, no dia 3 de abril, do VI Ciclo de Formação do Selo UNICEF: Avaliando Conquistas & Identificando desafios, realizado na Uninassau Caruaru. Além da equipe da Asserte, liderada pela coordenadora de Projetos, Graça Lima, o encontro contou com a presença do oficial de Monitoramento e Avaliação, Gilberto Boari, e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Katiuska Lopes.
Já em Serra Talhada o encontrou reuniu 106 participantes de 34 municípios na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST), e contou com a participação da chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra, e do Chefe da Seção de Eventos da UFRPE/ UAST, Flávio Gominho.
Ciclo Formativo em Alagoas
Em Alagoas, o encontro foi realizado no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca e reuniu 165 articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de saúde, assistência social, educação e representantes do CMDCA de 61 municípios, no dia 9 de abril. Além da equipe da Asserte, liderada pela coordenadora de Projetos, Graça Lima, o encontro contou com a presença da chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra, do presidente da Undime Alagoas, secretário municipal de Educação e articulador do Selo UNICEF em Feliz Deserto, Djalma Barros, da presidente do CMDCA de Arapiraca, Radamés Souza, e da presidente do CEDC Alagoas, Isabela Larisse.
Ciclo Formativo na Paraíba
Em João Pessoa, o VI Ciclo de Formação foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou a presença de 205 profissionais do Selo UNICEF de 74 municípios paraibanos. Além da equipe da Asserte, liderada pela coordenadora de Projetos, Graça Lima, o encontro contou com a presença da oficial de Proteção Contra a Violência da UNICEF, Corinne Sciortino, da Oficial em Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF, Juliana Vergetti, do oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF, Matheus Passos, da vice-presidente do CEDCA-PB, Marília França, e do vice-presidente da UNDIME-PB, Daniel Nascimento.
Já em Sousa o encontrou reuniu 118 participantes de 46 municípios no Centro de Formação Continuada de Professores de Cândida Marques e Silva e contou com a participação da chefe do escritório do UNICEF no Recife, Verônica Bezerra, do Secretário de Saúde, Sauly Martinho Gomes de Sousa, da articuladora do Selo UNICEF e secretária de Educação, Gilmara Alves Formiga, da primeira dama do município, Mariana Cartaxo e conselheiro do CEDCA-PB, Tiago Elias.