Entre os dias 21 de maio e 6 de junho, 305 profissionais de diferentes áreas de atendimento dos cinco Centros Comunitários da Paz (Compaz), no Recife (PE), participaram do ciclo de formação sobre proteção às violências e Lei da Escuta Protegida. A capacitação faz parte das ações da #AgendaCidadeUnicef na capital pernambucana, que tem a Asserte como parceiro implementador.
As cinco formações aconteceram no Compaz Professor Paulo Freire, Compaz Ariano Suassuna, Compaz Miguel Arraes, Compaz Eduardo Campos e Compaz Dom Helder. Em todas as unidades participaram gestores e profissionais de diferentes secretarias e serviços oferecidos. As capacitações foram coordenadas pela equipe do UNICEF, representada pela oficial de Proteção Corinne Sciortino e pela oficial de Educação Socorro Araújo, e pela Asserte, com as especialistas Cleide Moraes, Carina Catanho e Waneska Viana.
“Os encontros foram ricos de diálogos e potentes no compromisso dos profissionais em seguir promovendo a proteção de crianças e adolescentes que acessam os serviços dos COMPAZ e das bibliotecas de Casa Amarela e da Passarela no Pina, como equipamentos sociais de segurança e cidadania nas comunidades. Dialogar sobre o impacto das violências e a importância da lei da escuta protegida, na vida das crianças e adolescentes com os profissionais de diferentes áreas, contribuiu para chamar para junto e empoderar todos como protagonistas para seguir nos cuidados e proteção às crianças e adolescentes, independente da sua função”, destacou a especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes.
“Os Compaz ocupam espaço de muita relevância nas comunidades e atuam como importantes mecanismos de articulação, proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes do Recife”, afirmou Corine Sciortino. A cidade possui cinco Compaz localizados nos bairros Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha Joana Bezerra, Ibura. Ainda em junho deste ano será inaugurado um novo Compaz, Leda Alves, no Pina.
Estes centros comunitários são equipamentos com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, que oferecem diversos serviços e atendimentos à popuolação, como cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes, atividades esportivas, junta militar, mediação de conflitos, núcleos de atendimento da Secretaria da Mulher, Mãe Coruja, dentre outros. São vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.