No dia 19 de junho, o UNICEF e a Asserte, em parceria com a Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife (PE), capacitaram coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino sobre o enfrentamento às violências e a Lei da Escuta Protegida. Esta primeira parte da formação, realizada de forma presencial, com 4 horas de duração, envolveu 225 profissionais de 213 unidades educacionais da rede. A capacitação terá ainda mais 4 horas de formação online, totalizando 8h de carga horária.
A formação enfocou a prevenção às violências de gênero e racismo, o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e a Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/17), que garante que os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sejam realizados com apoio de equipe técnica capacitada, evitando-se o contato com o agressor e a reiteração do depoimento.
“Falar sobre as violências e pensar estratégias de proteger crianças e adolescentes é fundamental para preparar os profissionais, em especial os da educação, para que eles saibam como conduzir da melhor maneira possível, conforme o protocolo da Lei 13.431/17”, afirmou Carina Catanho, especialista da Asserte.
A professora e especialista da Asserte, Roseana Cavalcante, também falou sobre a importância em observar e saber ouvir as crianças e adolescentes. “Há muitas violências em que as marcas não ficam aparentes. Mas o profissional que convive com estes meninos e meninas, se estiverem atentos às mudanças de comportamento, podem perceber e tomar as medidas necessárias”, destacou.
Além de Carina e Roseana, representaram a Asserte na formação, as especialistas Cleide Moraes e Waneska Viana. O UNICEF foi representado pela Oficial de Proteção, Corinne Sciortino. A formação faz parte das ações de implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) no Recife, que conta com a parceria do UNICEF, Undime, Itaú Social e Prefeitura do Recife, além do projeto Ibura que Protege, no contexto da #AgendaCidadeUNICEF no Recife. A Asserte é o parceiro implementador dos projetos na capital pernambucana.