Maceió capacita profissionais para atuarem na Busca Ativa Escolar

No dia 21 de junho, a equipe da Busca Ativa Escolar (BAE) de Maceió realizou uma formação para cerca de 100 operadores do Sistema Presença, que trabalham no monitorando da frequência escolar dos estudantes da rede municipal, para que os profissionais possam atuar coo agentes comunitários da Busca Ativa Escolar, identificando e acompanhando crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão.

A formação abordou diversos aspectos importantes para implementação da BAE. A metodologia da estratégia foi detalhada, incluindo seu funcionamento, objetivos e a importância da intersetorialidade. Foram destacados os diferentes perfis que compõem a BAE, com ênfase no papel dos agentes comunitários.

Um dos pontos centrais da capacitação foi a importância de preencher os alertas com o máximo de informações possíveis, garantindo que cada caso receba a atenção necessária. Além da teoria, a formação incluiu uma sessão prática sobre o uso da plataforma da BAE. Os participantes puderam realizar simulações de criação de alertas e esclarecer dúvidas sobre a utilização da ferramenta. “A atividade prática foi um momento chave para os agentes comunitários, permitindo familiaridade com a plataforma e entendimento da metodologia”, destacou o especialista da Asserte, Rafael Paixão.

A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Em Maceió, a estratégia conta com a parceria da BRK Ambiental e tem a Asserte como parceira implementadora.