Estratégia Carimba que é TOP reconheceu o empenho das equipes municipais. Mas só após análise de indicadores e documentos, o UNICEF divulgará os municípios que serão certificados
Até o dia 30 de junho, 252 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco realizaram todas as entregas do Selo UNICEF, marcando um avanço significativo na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em Alagoas, 60 municípios conseguiram concluir as atividades. Paraíba, 107, e, em Pernambuco, 83.
Para celebrar o resultado destes municípios, a Asserte divulgou, no dia 30 de junho, a versão dourada do Carimba que é Top, uma estratégia metodológica adotada pela organização para reconhecer os esforços das equipes municipais e também apresentar, de maneira rápida, um panorama dos municípios em relação às entregas e oferecer suporte técnico direcionado para resolução das pendências.
“Com o Carimba que é Top, buscamos estimular os municípios a permanecerem engajados e motivados na trilha do Selo UNICEF. Desde que adotamos essa estratégia, no início do ano passado, as equipes municipais participaram ativamente e buscaram solucionar suas pendências com o nosso apoio técnico. O Carimba que é Top sinalizou aos municípios que eles estavam na direção certa, mas só a análise de indicadores e documentos pelo UNICEF indicará a possibilidade de certificação”, disse Graça Lima, coordenadora de Projetos da Asserte.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.