Juventude quilombola da Paraíba participa do desafio “O Autocuidado não pode ser Tabu!”

Adolescentes e jovens de comunidades quilombolas na Paraíba participaram do desafio “O autocuidado não pode ser tabu!”, promovido pelo projeto “Comunicação para Proteção – Juventude quilombola da Paraíba livre das ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”, com o objetivo de multiplicar as aprendizagens sobre a temática através da criação de vídeos educativos.

 

A atividade fez parte das atividades de implementação do projeto, iniciativa do PNUD, em parceria com a Asserte, a CECNEQ, Governo do Estado e Cosems-PB, para a promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento às IST, HIV/AIDS e hepatites virais para adolescentes e jovens de 12 quilombos existentes em 10 municípios paraibanos.

 

O desafio convidou grupos de adolescentes e jovens de 12 comunidades quilombolas de 10 municípios paraibanos a criarem vídeos de até dois minutos abordando temas relacionados à prevenção e diagnóstico de ISTs, HIV/Aids e Hepatites virais. Os vídeos foram publicados nas contas do Instagram das comunidades, com a hashtag #oautocuidadonãopodesertabu. Das 12 comunidades, três produziram o material.

 

Participação e Produção

Cada comunidade teve que lidar com os desafios técnicos e criativos da produção de vídeos, utilizando smartphones, aplicativos de edição como InShot, KineMaster e CapCut, e materiais educativos fornecidos pela Asserte. Foram fornecidas recomendações específicas de iluminação, áudio, estabilidade e ambiente para garantir a qualidade das produções. As sugestões de formatos incluíam entrevistas com profissionais de saúde, simulações de conversas entre amigos, quizzes interativos e apresentações culturais.

 

Experiências e Impactos

Os relatos das comunidades destacam a importância do desafio para a conscientização sobre saúde sexual e o autocuidado. Na Comunidade Matão, os adolescentes se sentiram valorizados e motivados ao participar da atividade que vai colaborar para que outros jovens aprendem melhor sobre as ISTs.

 

Em Nova Palmeira, a experiência foi descrita como bastante proveitosa e enriquecedora por promover um ambiente de aprendizagem coletiva e as formas de expressão dos jovens. Na Comunidade Gurugi, o desafio ajudou a quebrar tabus e proporcionar um espaço seguro para discussões sobre ISTs e HIV/Aids.

 

 

Resultados do Desafio

Os vídeos foram avaliados pelo número de visualizações no Instagram, incentivando a ampla divulgação e engajamento nas comunidades. As três comunidades com os vídeos mais visualizados foram:

 

🥇 1º Lugar: Comunidade Serra do Abreu (Nova Palmeira)

Visualizações: 14.159

Prêmio: 15 kits

Link do Vídeo: Assista aqui

 

🥈 2º Lugar: Comunidade Gurugi (Conde)

Visualizações: 908

Prêmio: 10 kits

Link do Vídeo: Assista aqui

 

🥉 3º Lugar: Comunidade Matão (Mogeiro)

Visualizações: 458

Prêmio: 5 kits

Link do Vídeo: Assista aqui