Agentes de saúde do território do Ibura participam de oficina sobre imunização

Cerca de 40 agentes de saúde do território do Ibura participaram, no dia 13 de dezembro, de uma oficina sobre imunização, promovida pelo UNICEF, Prefeitura do Recife e Asserte, através das ações do projeto “O Ibura que Protege”, uma iniciativa da #AgendaCidadeUNICEF.

 

“A oficina foi um importante momento de trocas de experiências e escuta aos agentes comunitários que trouxeram significativas falas sobre os desafios da cobertura vacinal no território”, destacou a especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes,

 

Na ocasião, também foi apresentada a campanha vacinal “Vá Sim! Vacine! Ame, proteja, vacine nossas crianças”, desenvolvida pelo UNICEF para incentivar o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de 5 anos. Algumas peças produzidas foram distribuídas com os profissionais e compartilhadas estratégias que podem ser implantadas para ampliar a cobertura vacinal na cidade e, em especial, no Ibura.

 

A pediatra e especialista em Saúde do UNICEF, Tati Andrade, facilitou a oficina e estimulou que os profissionais ampliassem o olhar sobre as cadernetas de vacinação e informassem às mães, pais e responsáveis sobre os benefícios da proteção e garantia da vacina enquanto um direito.

 

A atividade contou também com a participação da coordenadora da Política municipal de atenção integral a saúde da criança, Lélia Moreira, da coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Nádia Carneiro, do chefe de Divisão Distrital de Atenção Básica do Distrito Sanitário VIII, Antony Gomes, além dos especialistas da Asserte, Cleide Moraes e David Gonzaga.

 

Campanha Vá Sim! Vacine! – A campanha faz parte do Selo UNICEF, uma das principais iniciativas do UNICEF no Brasil, e foi criada por seus parceiros implementadores para apoiar os municípios participantes da iniciativa a ampliar a cobertura vacinal em crianças menores de 5 anos. A proposta é oferecer às gestões municipais e suas equipes peças de comunicação que possam ser reproduzidas, impressas e compartilhadas para sensibilizar a população sobre a importância da vacinação. O material está disponível no site do Selo UNICEF https://selounicef.org.br/biblioteca/va-sim-vacine