Asserte e UNICEF reúnem-se com equipes do Distrito Sanitário VIII e da BAE Recife para discutir ações de enfretamento à violência no Ibura

O projeto “Ibura que Protege”, uma iniciativa da #AgendaCidadeUnicef, foi apresentado, no dia 5 de fevereiro, a profissionais do Distrito Sanitário VIII, que atende à população do Ibura, Cohab e Jordão, na cidade do Recife. As peculiaridades e os desafios enfrentados no território foram discutidos com o objetivo de se construir uma agenda integrada que fortaleça o enfrentamento à violência.

“Além de compreendermos como está estruturada as ações da saúde no território, os desafios e as ações que já são desenvolvidas na localidade, tivemos a oportunidade de apresentar as trilhas formativas que serão realizadas com diferentes agentes ativos do bairro, envolvendo profissionais da saúde, da assistência social e da educação, além de adolescentes. Foi um momento importante para reforçamos o fortalecimento da rede de proteção”, afirmou Waneska Viana, especialista em mobilização da Asserte.

Conforme o cronograma do “Ibura que Protege”, a partir de 19 de fevereiro, terão início as oficinas nas escolas que aderiram ao projeto, abordando o enfrentamento à violência de gênero e racismo. Em março, inicia-se as oficinas direcionadas para os profissionais da saúde e a assistência, enfocando a Lei 13.431/2017, sobre a Escuta Protegida.
Durante o encontro também foi abordada a integração das ações do “Ibura que Protege” com a Busca Ativa Escolar (BAE). “A proposta é trabalharmos juntos e integrados, para que todas as crianças e adolescentes do Ibura estejam na escola”, afirmou Cleide Moraes, ponto focal da Asserte no Ibura.

Participaram da reunião, as especialistas em mobilização da Asserte, Cleide Moraes e Waneska Viana, a especialista em Políticas Públicas de Educação do UNICEF, Socorro Araújo, a coordenadora operacional da BAE Recife, Kamilla Silva, a gerente do Distrito Sanitário VIII, Márcia Ribeiro, a coordenadora de Saúde Mental, Kaylla Araújo, a coordenadora da Saúde da Criança, Lu Lima e o Chefe de Divisão Distrital de Atenção Básica do Distrito Sanitário VIII, Antony Gomes.