Asserte lança Report de monitoramento do Selo UNICEF

Para auxiliar a equipe no desenvolvimento estratégico de ações de mobilização e suporte técnico, o setor de Monitoramento e Avaliação da Asserte elaborou o Monitor de Risco de Implementação para os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. É um Dashboard de gestão interno da organização que agrupa informações sobre todas as entregas previstas no Selo UNICEF, pelo qual é possível analisar o cenário de entregas e metas dos municípios.

Estão atualmente em monitoramento: o acesso e entregas na PCJ, realização do Fórum Comunitário, definição de mobilizadores de políticas, formação dos Nucas, adesão ao 1Mio, realização dos cursos do AVA, adesão e progressão de metas da Busca Ativa Escolar, a adesão a Busca Ativa Vacinal (BAV), entre outras informações relevantes.

Com base nestes dados, o processo de monitoramento se torna mais efetivo, possibilitando avaliar se o risco de implementação/nível de engajamento é alto, médio ou baixo, orientando a operação de mobilização da Asserte, para ações específicas para cada perfil de implementação. Assim como oportunizando orientar de maneira mais eficiente os articuladores, mobilizadores e gestores dos municípios para atenderem o que está estabelecido no Guia Metodológico do Selo UNICEF.

Nas reuniões realizadas individualmente com cada município quer seja virtual ou presencialmente, o instrumento também é apresentado, colaborando para que as equipes tenham um diagnóstico preciso e identifiquem as ações que já implementaram ou precisam implementar em uma única tela.

Monitor integra relatório da Secretaria de Assistência Social de PE
A Asserte e a Secretaria de Assistência Social de Pernambuco pactuaram, em uma reunião realizada no dia 23 de março, em Recife, a inclusão do Monitor de Risco de Implementação do Selo UNICEF nos reports do sistema de monitoramento da política de assistência social do Estado que é enviado periodicamente para os municípios pernambucanos. A parceira, que vai oferecer maior visibilidade às ações do Selo UNICEF e o fortalecimento da agenda de políticas públicas de crianças e adolescentes no cotidiano do monitoramento de assistência do estado, foi alinhada com o então secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco e atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Joelson Rodrigues.