Publicado em 14 de agosto de 2024h
| Notícias
A equipe da Busca Ativa Escolar (BAE) do Recife participou da reunião semanal dos coordenadores do Distrito Sanitário VII da Secretaria de Saúde Municipal, na última sexta-feira (9 de agosto), para apresentar a estratégia que visa enfrentar o abandono escolar de crianças e adolescentes na capital pernambucana de forma integrada. O objetivo foi capacitar os profissionais de saúde do território e ampliar o olhar sobre a importância do trabalho integrado, fazendo com que as crianças e adolescentes da rede sejam acompanhadas em suas necessidades.
Na reunião, articulada pela supervisora institucional da Saúde da BAE Recife, Eliane Maria, foi ressaltada a importância de identificar e acompanhar casos de crianças e adolescentes que estão fora do ambiente escolar. O diálogo enfatizou a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa para garantir a proteção integral de meninas, meninos e suas famílias de forma intersetorial.
A coordenadora de projetos da Unidade de Atendimento Social e Emocional (UASE) do Recife, Katarina Rodrigues, reiterou o empenho da equipe da BAE e dos projetos em trabalhar junto às escolas e aos profissionais da saúde da assistência, fortalecendo a rede de proteção nas comunidades.
A gerente geral do Distrito Sanitário VII, Fabiana Bernart, destacou que “precisamos estar mais perto das escolas. O Busca Ativa pode nos proporcionar esta aproximação e a realização de um trabalho mais forte nas comunidades que estamos atuando juntos”.
Também participaram do encontro a técnica verificadora da BAE, Rayanna Pimentel, e os especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes e Rafael Paixão. O encontro faz parte das ações de implementação e fortalecimento da BAE no Recife, que conta com a parceria do UNICEF, Undime, Itaú Social e Prefeitura do Recife, além do projeto Ibura que Protege, no contexto da #AgendaCidadeUNICEF no Recife. A Asserte é o parceiro implementador dos projetos na capital pernambucana.