No primeiro semestre do ano de 2022, a Asserte foi responsável pela implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) nos municípios atendidos pelo Programa Melhoria da Educação, um projeto fruto de uma parceria do Unicef, Undime e Itaú Social. A Asserte atuou como parceiro implementador neste projeto amplo e complexo, que gerou conquistas positivas, apontou soluções e revelou desafios a serem enfrentados.
Foram meses de um intenso esforço de alinhamentos metodológicos, reflexões e adequações para atender as necessidades de cada um dos eixos: Recife (PE), Municipal (7 municípios), Regional (76 municípios de 6 iniciativas) e Convidados (400 municípios). O projeto fortaleceu parcerias e trocas de saberes, apontando caminhos e estratégias que ampliaram e consolidaram a BAE em diferentes contextos e arranjos.
Fora da escola não pode
O grande objetivo do projeto era fazer com que crianças e adolescentes tivessem seus direitos garantidos, tendo acesso à escola. Para isso, os municípios foram capacitados para aderir à plataforma da BAE, uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o Unicef e a Undime apoiam as gestões municipais na identificação de estudantes que estão fora da escola.
Com a plataforma, os gestores de diferentes setores públicos (Educação, Saúde, Assistência Social, dentre outros) e suas equipes analisam as causas da exclusão, encontram soluções e reintegram as crianças e adolescentes à escola, garantindo a sua permanência e aprendizagem.
Estratégias e ações diferenciadas
Como o projeto abrangia quatro eixos diferentes e cada um deles com suas particularidades, a Asserte adotou estratégias e ações personalizadas para cada grupo. No Recife (PE), foram realizadas ações presenciais, com visitas, reuniões, encontros e eventos de mobilização. Nas demais estratégias foram promovidas reuniões online com os representantes dos municípios, encontros de grupos focais, plantões tira-dúvidas, além de atendimentos individualizados por diversos canais de comunicação (whatsapp, email, telefone) e análise dos Planos de Ação.
Projeto gera resultados positivos
Diante das ações da Asserte, dos esforços de todos os parceiros e do empenho dos municípios, houve crescimento nas adesões à BAE, nas atividades na plataforma e no aceite à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Entre janeiro e julho de 2022, 101 novos municípios aderiram à Plataforma BAE. Foram 77 novas adesões no grupo dos convidados, 23 no grupo regional e 1 no municipal.
As informações de cada cidade com relação à Busca Ativa Escolar e a LGPD podem ser acessadas no painel “Status dos Municípios”, uma plataforma de dados personalizada, desenvolvida pela Asserte, para cada município participante do projeto. Acesse aqui Projeto UNICEF Itaú Social – Plataforma ASSERTE