O município de Campina Grande, na Paraíba, integra o projeto-piloto da Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida pelo UNICEF, com apoio de Fundação José Luiz Egydio Setúbal e outras organizações. A iniciativa visa contribuir com os municípios para encontrar crianças que não receberam a imunização de rotina, e tomar as medidas para que elas sejam imunizadas e cresçam protegidas de doenças evitáveis.
A iniciativa está percorrendo as 43 creches de Campina Grande e, na sequência, seguirá para as outras escolas que já estão recebendo a vacinação de COVID-19. Ao todo, 34 mil estudantes devem ser protegidos. Os profissionais do município já foram apresentados à plataforma do projeto e passaram por capacitação.
Além de Campina Grande, outros três municípios fazem parte do piloto: Abeatetuba (PA), Barreirinha (AM) e Baturité (CE). A BAV é uma iniciatiava do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica – que será disponibilizada gratuitamente para municípios – e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar as coberturas vacinais; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos.
Adesão à BAV – Os municípios integrantes do Selo UNICEF já podem aderir à estratégia, acessando o site buscaativavacinal.org.br. Basta clicar em “Aderir à plataforma da BAV” e informar corretamente os dados solicitados do Prefeito e do Gestor Político Municipal, que será a pessoa que vai acompanhar a implementação da estratégia.
O UNICEF também disponibilizou o curso da BAV na plataforma AVA. A capacitação tem aproximadamente 8 horas de duração e apresenta a estratégia Busca Ativa Vacinal, sua importância e formas de aumentar as coberturas vacinais no seu município.