Estudantes de Vitória de Santo Antão recebem estação móvel de lavagens de mãos e kits de higiene

Foram entregues lavatórios e kits de higiene a 43 escolas do município. Iniciativa beneficia cerca de 4 mil alunos da cidade

 

Os alunos da educação infantil da Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes, localizada no Loteamento Conceição II, zona periférica da cidade de Vitória de Santo Antão (PE), descobriram um jeito novo de manter a higiene das mãos no período escolar. Agora, os pequenos não precisam mais se deslocar para o banheiro da unidade. Na porta da sala de aula das crianças, com idades entre 4 e 6 anos, foi instalado uma estação móvel de lavagens de mãos.

 

O equipamento de altura acessível virou sucesso entre a turminha, que agora não quer mais – e nem precisa – se deslocar até o banheiro para fazer a higiene das mãos. “O lavatório foi instalado na semana passada e logo as crianças foram ensinadas como utilizá-lo. Elas aprenderam muito rápido e agora só querem usar a estação. Eles fazem fila para entrar na sala de aula com as mãos limpinhas”, disse o diretor da escola, Romário Cavalcante da Silva.

 

Ana Beatriz da Silva Mendonça, 5 anos, aluna da Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes

Samuel José Queiroz da Silva (6 anos) e Ana Beatriz da Silva Mendonça (5 anos) mostraram que aprenderam como utilizar o equipamento durante a visita da equipe do UNICEF e da Asserte à unidade escolar e que foi acompanhada por técnicos da Secretaria de Educação do município. Com a orientação da enfermeira e especialista em Saúde da Asserte, Lucilla Vieira, eles utilizaram a estação móvel de lavagem de mãos que vai garantir a meninas e meninos uma convivência segura no ambiente escolar.

 

Com o sorriso no rosto, Ana Beatriz se divertiu mostrando como lavar as mãos no novo equipamento da escola e disse que aprendeu direitinho: “Foi a tia que me ensinou”. Já Samuel disse que está muito feliz em voltar a estudar junto com os coleguinhas dentro da escola do que pelo celular. “Gosto de brincar com meus amigos. É melhor aqui do que no celular”, disse, enquanto lavava às mãos.

 

Para garantir que os alunos estejam protegidos, a escola tem uma rotina de orientação e de higiene das mãos já na entrada da instituição, especialmente porque a comunidade tem dificuldade de acesso à água. “As famílias passam de 30 a 40 dias sem acesso à água em casa. Quando chega, em um único dia, precisam guardar em reservatórios. Temos evasão escolar porque as crianças não têm como tomar banho ou água para lavar suas fardas. A chegada desse equipamento é fundamental para garantir que elas possam ter uma higiene adequada no ambiente escolar. São crianças de famílias muito carentes e que precisam de apoio e incentivo”, disse o diretor.

 

A professora da escola, Josinele Ventura, disse que o período mais crítico da pandemia foi muito difícil para a comunidade escolar. Segundo ela, a maioria dos alunos não tem acesso a celular, o que distanciou muitos do aprendizado. Ela comentou que retorno às aulas foi um momento muito esperado e que as crianças, já ensinadas pelas famílias a se protegerem contra o coronavírus, se adaptaram facilmente a nova rotina escolar. “De forma lúcida, orientamos nossos alunos sobre o uso da máscara, o distanciamento e como lavar as mãos. O lavatório foi uma novidade para eles, mas logo aprenderam como acionar a torneira, tirar o sabão e usar o papel toalha”, explicou.

 

A Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes é uma das 43 escolas de Vitória de Santo Antão que receberam, neste mês de agosto, estações móveis de lavagem de mãos e kits de higiene para beneficiar mais de 4 mil estudantes da zona urbana e rural da cidade em uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), implementada localmente pela Asserte, com apoio do Instituto BRF (IBRF).

 

Além dos kits com sabonete líquido, sabonete em barra, papel toalha e absorventes higiênicos, foram entregues também material educativo, contendo cartazes e folders, com orientações para evitar o contagio da Covid-19, informações sobre o ciclo menstrual e cuidados com a saúde mental.

 

Solenidade de entrega dos lavatórios e dos kits de higiene em Vitória de Santo Antão

Todo o material foi apresentado a cerca de 200 professores da cidade durante a solenidade de entrega dos lavatórios e dos kits de higiene realizada no auditório do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, na última segunda-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Paulo Roberto, da secretária executiva de Educação e articuladora do Selo Unicef, Waleska Barros, entre outras autoridades. Na ocasião, os docentes participaram da capacitação sobre Água, Saneamento e Higiene (ASHI) no ambiente escolar, ministrada pelo consultor em ASHI do UNICEF, Raul Guerrero, e pelos especialistas em saúde da Asserte, Antônio Isídio e Lucilla Vieira Carneiro.

 

As aulas abordaram temas como higienização das mãos, limpeza do ambiente escolar, etiqueta respiratória, além de dignidade menstrual. Os participantes também puderam conferir a apresentação “A água que rega poesia”, do grupo Castelo de História, que, de forma lúcida, abordou o tema da água e orientou os professores como lavarem o tema para o universo escolar.