Itaú Social, Unicef e Asserte realizam último encontro com municípios da BAE Regional em 2022 e planejam ações para o próximo ano

As ações para a implementação e fortalecimento da Busca Ativa Escolar (BAE) realizadas, em 2022, nos municípios das seis Iniciativas Regionais do programa Melhoria da Educação, foram destacadas no último encontro do ano, nesta quarta-feira (30 de novembro). Técnicas do Itaú Social, do Unicef e da Asserte reuniram-se de forma online com representantes destes municípios para comemorar os avanços, planejar 2023 e informar que as ações terão continuidade no próximo ano, com encontros formativos, assessorias individuais, troca de experiências e acompanhamento e revisão dos planos de ação dos municípios.

A coordenadora da área de implementação regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destacou a parceria tripartite entre Itaú Social, Unicef e Asserte em prol da educação. “A BAE é de extrema importância para levar meninos e meninas para a escola e fazer com que permaneçam. Hoje, quem tem poder é quem tem conhecimento. E é na escola onde podemos difundir este conhecimento. A missão do Itaú Social é a melhoria da educação pública brasileira, do aprendizado e da permanência de crianças e adolescentes na escola”, afirmou Cláudia na abertura do encontro.

A oficial de Educação do Unicef, Daniella Rocha, ressaltou a vontade de avançar em 2023, transformando os desafios em oportunidades e construindo juntos um caminho positivo. “A BAE é uma estratégia que tem este potencial para olhar com muito cuidado, zelo e amor por cada menino e menina dos territórios, tecendo uma grande rede de cooperação”, disse Daniella.

A coordenadora de projetos da Asserte, Graça Lima, também ressaltou as conquistas de 2022 e que estamos em um momento de esperança e coragem. “Criamos uma rede de colaboração, que trabalha pelo acesso, permanência e aprendizado das crianças e adolescentes nas escolas. Agradeço a confiança do Unicef e do Itaú Social e a parceria dos municípios. A Asserte está à disposição de vocês e, em 2023, daremos mais robustez à nossa equipe para darmos continuidade a este projeto que busca uma sociedade mais justa, igualitária e com as crianças na escola”, destacou Graça.

O encontro foi conduzido pela especialista em Educação da Asserte, Isadora Brasil, que fez um balanço das ações de 2022 e falou das projeções para 2023, com os encontros, oficinas, plantões tira-dúvidas, help desk e assessoria individualizada. A analista do Itaú Social, Rafaela Rodrigues destacou o avanço considerável dos municípios que compõem a iniciativa regional da BAE durante este ano e ressaltou que os encontros serão retomados a partir de janeiro de 2023.

Daniella Rocha ainda falou sobre os dados de crianças fora da escola nos últimos anos e as dificuldades diante da pandemia de covid-19. Segundo pesquisa do Unicef deste ano de 2022, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola. “Por isso a urgência em priorizar a Busca Ativa Escolar no planejamento de 2023”, afirmou. Ela também deu orientações gerais sobre este planejamento e sugeriu ações e campanhas aos municípios.

Representantes dos municípios e das iniciativas regionais falaram sobre suas experiências e dificuldades. A integrante do CoGemfri, de Santa Catarina, Gilmara Silva, compartilhou os avanços do seu território, apresentando um relatório com os resultados e ações realizadas em 2022. “Ficamos felizes com os resultados positivos e com esta integração de todos. Vamos apoiar os municípios no que for preciso”, disse Rafaela Rodrigues.

A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo Unicef e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. O programa está sendo implementada em seis iniciativas regionais através de ações do programa Melhoria da Educação do Itaú Social: COGEMFRI (SC), CONISUL (AL), CODIVAR (SP), CDS LS (BA), ADE GE5 (PI) e ADE GE4 (PI). A Asserte é o parceiro implementador do programa nos municípios e territórios.