Mobilizadores dos Nucas dos municípios de Alagoas, Paraíba e Pernambuco participaram, nos dias 29 e 31 de março, da Jornada Formativa sobre “Metodologias de trabalho com jovens e adolescentes e protagonismo juvenil” e “Direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes”. O evento contou com a participação de Felipe Caetano, ex-integrante do Nuca Aquiraz/CE e conselheiro do UNICEF, do consultor de monitoramento da Asserte, Mirley Jonnes, e da especialista em Educação da Asserte, Ana Paula Costa.
A Jornada Formativa foi aberta com a fala de Felipe Caetano, que ingressou no Nuca de Aquiraz/CE aos 12 anos e deixou a situação de trabalho infantil ao conhecer seus direitos através das atividades realizadas no Núcleo. Na sua participação, ele falou sobre as estratégias para mobilização de adolescentes e os desafios para participação efetiva das crianças e adolescentes nos Nucas.
Ele destacou que a democratização da linguagem, respeitando o processo autentico de expressão, e a participação horizontal, em que todos têm voz conforme as áreas de interesse, são fundamentais para integração e para estimular a presença e participação dos adolescentes e jovens nos núcleos.
Em seguida, o consultor de Monitoramento da Asserte, Mirley Jonnes, discutiu a metodologia de trabalho com adolescentes e jovens, fazendo uma reflexão sobre a cidadania ativa de adolescentes. Ele abordou temas como cidadania, relações de poder e protagonismo, além de apresentar os passos da trilha metodológica para o desenvolvimento da participação cidadã de adolescentes nos Nucas.
Já no dia 31, a especialista em Educação da Asserte, Ana Paula Costa, conversou sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos de jovens e adolescentes, explicando cada um deles, e destacando que a educação sexual e reprodutiva deve fazer parte do cotidiano do lar, da escola, da comunidade, dos grupos sociais, como os NUCAs.
Os vídeos dos dois dias da Jornada Formativa estão disponíveis no canal do Youtube da Asserte. Primeiro dia | Segundo Dia