A Asserte promoveu duas jornadas formativas voltadas para os NUCAs. A primeira, realizada no mês de março, foi voltada para os mobilizadores de adolescentes e discutiu os temas “Metodologias de trabalho com jovens e adolescentes e protagonismo juvenil” e “Direitos sexuais e Direitos reprodutivos de jovens e adolescentes”. Os conteúdos foram ministrados, respectivamente, pelos especialistas da Asserte, Mirley Johnnes Pequeno e Ana Paula Costa.
A segunda jornada foi promovida em outubro e reuniu adolescentes dos NUCAs para debater “Enfrentamento ao Racismo” e “Direitos Sexuais e Diretos Reprodutivos e Prevenção à Gravidez na Adolescência”. O debate sobre raciscmo foi mediado por Gabriela Monteiro, ativista, educadora e multiartista e ex-oficial de Juventudes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Já o tema sobre direito reprodutivo foi conduzido por Ana Paula Costa.
As duas atividades contaram com a participação de mobilizadores e adolescentes de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Os encontros estão disponíveis no canal do Youtube da Asserte.