A Asserte e a Secretária Executiva de Gestão da Rede do Recife realizaram, nos dias 19 e 20 de abril, um encontro de sensibilização com a equipe da Busca Ativa Escolar (BAE), na sede da Unidade de Atendimento Social (UASE), com o objetivo de alinhar as informações sobre a metodologia e o uso da plataforma para implementação da BAE na rede municipal e de fortalecer a integração e o trabalho em equipe, especialmente em relação à atuação e o papel de cada um no trabalho de busca e manutenção das crianças e adolescentes nas escolas. A ação faz parte das atividades de implementação da BAE em Recife, através da parceria UNICEF, Undime e Itaú Social.
A especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes, explicou que a atividade foi guiada por um planejamento construído com base na escuta e nas necessidades do grupo, de forma lúdica e participativa, promovendo trocas de experiências, estudo de casos, análise do perfil das crianças e adolescentes, além de uma reflexão importante sobre os perfis e funções dos envolvidos na BAE. “O entendimento sobre o papel de cada ator é extremamente necessário para o desenvolvimento das ações previstas e para a navegação pela plataforma. Toda a equipe da BAE Recife participou com muito empenho e dedicação da atividade. O grupo foi muito participativo e está muito motivado em ampliar a Busca Ativa e apoiar a gestão na garantia de direitos das crianças e adolescentes que estão na rede e especialmente as que estão fora da rede.”, afirmou.
Conforme a especialista em Educação da Asserte, Ana Paula Costa, os dois dias de trabalho foram bastante enriquecedores, pois ampliaram os entendimentos da equipe do Recife sobre a Busca Ativa Escolar, seus processos, etapas e, principalmente, os encaminhamentos para seguir executando com resultados mais objetivos. “A equipe da BAE Recife faz um ótimo trabalho de controle de frequência escolar. Com o entendimento mais amplo da plataforma criada pelo Unicef e Undime, com certeza, teremos melhores resultados”, disse.
Para Isadora Brasil, especialista em Educação da Asserte e que conduziu também o encontro, o ponto alto da atividade foi a compreensão da equipe da BAE do Recife sobre a diferença entre controle de frequência e a Busca Ativa Escolar. “Além do controle da frequência escolar e das campanhas de matrícula e rematrícula, a equipe está ciente da necessidade de procurar também as crianças e adolescentes que estão fora da rede”, destacou.