Municípios de Pernambuco recebem kits de higiene e lavatórios

Os alunos da educação infantil da Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes, localizada no Loteamento Conceição II, zona periférica da cidade de Vitória de Santo Antão (PE), descobriram um jeito novo de manter a higiene das mãos no período escolar. Agora, os pequenos não precisam mais se deslocar para o banheiro da unidade. Na porta da sala de aula das crianças, com idades entre 4 e 6 anos, foi instalado uma estação móvel de lavagens de mãos.

O equipamento de altura acessível virou sucesso entre a turminha, que agora não quer mais – e nem precisa – se deslocar até o banheiro para fazer a higiene das mãos. Samuel José Queiroz da Silva (6 anos) e Ana Beatriz da Silva Mendonça (5 anos) mostraram que aprenderam como utilizar o equipamento durante a visita da equipe do UNICEF e da Asserte à unidade escolar e que foi acompanhada por técnicos da Secretaria de Educação do município. Com a orientação, eles utilizaram a estação móvel de lavagem de mãos que vai garantir a meninas e meninos uma convivência segura no ambiente escolar.

A ação fez parte das atividades de Água, Saneamento e Higiene (ASHI) promovidas pelo UNICEF, com apoio do Instituto IBRF, em Vitória de Santo Antão, e com apoio do Unilever, nos municípios de Igarassu, Glória do Goitá e Garanhuns. Ao todo, foram entregues 73 estações móveis de lavagem de mãos, além de kits de higiene com sabonete líquido, sabonete em barra, papel toalha e absorventes higiênicos, além de material educativo, contendo cartazes e folders, com orientações para evitar o contágio da Covid-19, informações sobre o ciclo menstrual e cuidados com a saúde mental, beneficiando cerca de 7 mil estudantes da zona urbana e rural das cidades.

Além dos materiais entregues, foram realizadas capacitações sobre ASHI no ambiente escolar com os professores. As aulas abordaram temas como higienização das mãos, limpeza do ambiente escolar, etiqueta respiratória, além de dignidade menstrual.