Municípios do Melhoria da Educação participam do “Café com Especialistas” sobre o plano de ação e fluxo de casos da BAE

No dia 3 de abril, foi realizado o primeiro “Café com Especialistas”, um encontro online da Asserte com os municípios do Melhoria da Educação, o programa fruto da parceria entre UNICEF, Undime e Itaú Social para implementação da Busca Ativa Escolar (BAE). A reunião contou com quase 40 participantes de 17 municípios, e teve como foco o fluxo de encaminhamento de casos e o plano de ação.
 
“O fluxo dos casos na plataforma BAE é um dos componentes do plano de ação dos municípios. Por isso, iniciamos o encontro reforçando a importância do plano, a necessidade de construção e sua revisão periódica”, afirmou o especialista da Asserte, Rafael Paixão. 
 
A especialista da Asserte, Roseana Cunha, reforçou que o plano deve ser participativo. “Este é o documento que estabelecerá as diretrizes para a implementação da BAE. É uma ação liderada pelo coordenador operacional e pode contar com a colaboração do grupo de campo”, disse Roseana.
 
Durante o encontro, os especialistas da Asserte abordaram como funciona o fluxo e as etapas da metodologia. Também apresentaram como acontece o fluxo na BAE Recife (PE) e o relato de experiência do município de Peruíbe (SP). “A reunião foi muito produtiva, com a participação ativa dos municípios. Em breve anunciaremos os próximos encontros e relembro que todo o material apresentado está acessível aos municípios nos grupos de whatsapp”, ressaltou Rafael Paixão.
 
A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma metodologia social acompanhada de uma plataforma tecnológica inovadora, desenvolvida pelo UNICEF e Undime, que busca apoiar os municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou apresentam risco de abandonar a sala de aula. A estratégia está sendo implementada em municípios do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, e tem a Asserte como parceiro implementador.