No último dia 27, a equipe da Busca Ativa Escolar do Recife se reuniu na UASE para analisar os avanços e desafios enfrentados em 2023 e 2024. A reunião contou com a presença de representantes institucionais da educação, saúde, assistência social e técnicos verificadores.
“A pauta inicial da reunião foi a Trilha da Busca Ativa Escolar, destacando a importância dos prazos estabelecidos pelo Comitê Gestor Intersetorial para cada etapa do processo. O objetivo é garantir que os supervisores institucionais compreendam a urgência de evitar atrasos nos casos”, destacou o especialista da Asserte, Rafael Paixão.
A coordenadora operacional da BAE Recife, Kamila Silva, apresentou dados de casos ainda em acompanhamento nas plataformas de 2023 e 2024, ressaltando os desafios enfrentados, como prazos não cumpridos. Houve um momento de escuta para entender a realidade dos supervisores e os obstáculos encontrados no cumprimento dos prazos.
Uma proposta de mutirão para atualizar os casos na plataforma foi discutida, mas devido à dificuldade de conciliar agendas, ficou acordado que cada área (saúde, educação e assistência) realizará mutirões internos até 15 de julho. A meta é acelerar a resolução dos casos atrasados e melhorar a agilidade na plataforma.
Rafael explicou que a reunião também abordou desafios específicos enfrentados pela equipe de saúde nos territórios não cobertos pela área de saúde no Recife. “A estratégia é articular visitas a esses locais com o apoio das comunidades locais até que a cobertura de saúde da família seja ampliada para 100% da cidade, um movimento em andamento pela prefeitura”, disse.
O encontro reforçou o compromisso das equipes em atuar de maneira integrada e ágil, visando melhorar a eficiência da Busca Ativa Escolar e garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola.
A reunião faz parte das ações de implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) no Recife, que conta com a parceria do UNICEF, Undime, Itaú Social e Prefeitura do Recife. A Asserte é o parceiro implementador dos projetos na capital pernambucana.