Sala aberta apresenta prazos do RS 4 e adesão à 1Mio

A Asserte promoveu, no dia 16 de março, uma sala aberta para discutir as entregas do Resultado Sistêmico 4, que trata das metas de geração de oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens e da adesão à iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO). O encontro, que foi realizado em dois horários com os municípios de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, foi conduzido pela especialista em Política Social e Assistente de Articulação e mobilização dos Nucas da Asserte, Carla Santos. A gravação está disponível no canal do Youtube da Asserte.

Para atender o Resultado Sistêmico 4, os municípios precisam cumprir três entregas. A adesão ao 1Mio é a meta mais próxima. O prefeito ou uma autoridade legal deve aderir formalmente à iniciativa até o dia 31 de maio através do site https://1mio.com.br/termo. Após acessar o site, o primeiro passo é baixar o termo de adesão “Municípios do Selo UNICEF” e, em seguida, preencher o formulário e anexar o documento já com a assinatura do prefeito ou autoridade legal.

Até o dia 31 de dezembro deste ano, é necessário que, pelo menos, 4 agentes públicos municipais, incluindo o(a) mobilizador de Adolescentes, sejam certificados no Curso Autoinstrucional Mobilização para Criar Oportunidades de Trabalho Decente, Aprendizagem, Educação e Profissionalização.

Conforme o Guia Metodológico, até 30 de junho de 2024, os municípios devem gerar, de acordo com o tamanho da sua população, oportunidades para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade, na gestão pública municipal e na articulação com outros setores produtivos local, reportadas na plataforma 1 Milhão de Oportunidades.

Para auxiliar os municípios que atenderem estas metas, o UNICEF disponibiliza Curso de formação online para agentes municipais, Guia de contratação de adolescentes pela Lei da Aprendizagem, Guia de Inclusão Produtiva de Adolescentes e Jovens para empresas (digital) e a Plataforma 1MiO (site e aplicativo de suporte para adolescentes e jovens na busca por informações acessíveis e de qualidade sobre oportunidades e formação para o mundo do trabalho).

Guia de Oportunidade do 1MiO – Conheça o Guia de Oportunidade da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) para os municípios disponibilizarem ofertas de capacitação e de profissionalização para adolescentes. Conforme o Guia Metodológico do Selo UNICEF, a adesão ao 1Mio deve ser realizada até o dia 31 de maio e faz parte do Resultado Sistêmico 4 “Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens”.

O 1Mio é articulação nacional com Organização Internacional do Trabalho (OIT), Pacto Global, empresas, sociedade civil e governos para gerar oportunidades a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.