No dia 20 de junho, secretários e secretárias de Educação de Maceió, Pilar, Santa Luzia do Norte, Rio Largo e Barra de Santo Antônio, que integram o grupo de 13 municípios que implementam a Busca Ativa Escolar (BAE) em Alagoas se reuniram para um encontro de alinhamento e fortalecimento das ações da BAE no Estado.
A chefe do escritório do UNICEF no Recife e especialista de Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, apresentou a metodologia da BAE aos presentes e explicou a relevância do uso da plataforma para as equipes municipais. Durante a reunião, também se conversou sobre a importância do gestor político, na figura do dirigente municipal de educação, para o bom desempenho da BAE, além da necessidade do trabalho em conjunto das equipes e o acompanhamento das ações.
O especialista da Asserte, Rafael Paixão, explicou que cada município recebeu um boletim de monitoramento, que avaliou o desempenho em três aspectos principais: uso da plataforma, intersetorialidade e encaminhamentos necessários para o avanço da estratégia. “O boletim detalhou o uso da plataforma com um painel de monitoramento, explicou o cenário intersetorial de cada município e destacou pontos a serem trabalhados para melhorar a implementação da BAE”, disse.
Na ocasião, também foi ressaltado o compromisso que os gestores políticos e prefeitos assumiram como a assinatura do termo de compromisso, passo importante para o engajamento e sucesso da estratégia.
“A reunião foi uma oportunidade para discutir estes pontos e alinhar as ações para fortalecer a Busca Ativa Escolar nos municípios. A expectativa é, que com o compromisso renovado e estratégias bem definidas, Alagoas avance significativamente na garantia do direito à educação para todas as crianças e adolescentes”, destacou Graça Lima, coordenadora de Projeto das Asserte.
A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF. Conta ainda com a parceria da BRK Ambiental para implementação nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.