Trilha da Certificação apresenta percurso metodológico do Selo UNICEF

Para auxiliar os municípios no percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo UNICEF, a Asserte produziu a Trilha da Certificação. A primeira versão do documento, com foco nas atividades desde a adesão até a autoavaliação e monitoramento do 1º Fórum Comunitário, foi apresentada em janeiro de 2022. Já em outubro, as equipes municipais de Alagoas, Paraíba e Pernambuco tiveram acesso a parte II, centrada nas ações de comunicação e monitoramento.

Em formato de cordel, a Trilha para Certificação elenca as principais etapas até o 1º Fórum Comunitário, considerado o momento mais estratégico do início das atividades do Selo UNICEF. O percurso começa com a Adesão, que já foi selada pelos municípios em agosto de 2021. Na estação 2 “Quem vai com a gente nessa viagem”, o documento destaca a importância das equipes do Selo UNICEF, Nuca e da Comissão Intersetorial. Na terceira etapa “Organizando a bagagem e planejando o caminho” são oferecidas orientações sobre os Guias produzidos pelo UNICEF, Induções/lives, reuniões, cronograma, acesso à PCJ, informações sobre a Linha de Base e sobre a rede de proteção local.

Na “Estação de Construção”, o destaque é para os grupos de trabalho que deverão planejar as atividades para o alcance das metas para os 7 resultados sistêmicos e para o eixo de participação cidadã e gestão por resultados, além do preenchimento das fichas. Em seguida, na “Parada Obrigatória”, chega a vez da realização do 1º Fórum Comunitário com orientações sobre divulgação, quem convidar e inscrições. Na etapa seis, está a “Estação de Partida”, que oferece informações sobre a apresentação das fichas, discussão, relatório de validação e encaminhamentos.

A Trilha da Certificação – Parte II apresenta todos os canais de comunicação que as equipes municipais têm disponíveis com a Asserte, além mostrar as atividades, sejam presenciais e online, que são oferecidas nos três estados. Na estação Monitoramento, é ressaltada a importância de manter o acompanhamento das atividades, dos seus resultados e indicadores, para garantir a certificação.

Acesse aqui a Trilha da Certificação – Parte 1 e Parte 2