UNICEF e Asserte realizam trilhas de proteção para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

O UNICEF e a Asserte realizaram, entre os dias 12 e 14 de março, no COMPAZ Paulo Freire, trilhas formativas de proteção para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, no bairro do Ibura, no Recife (PE). Foram realizados quatro encontros que capacitaram 135 profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social e segurança pública. A ação faz parte do projeto “Ibura que Protege”, uma iniciativa da #AgendaCidadeUNICEF.

“Realizamos quatro encontros muito potentes, com participação significativa de profissionais que trabalham pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do território do Ibura”, afirmou a especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes.

Durante os encontros, foram compartilhados conhecimentos, cuidados e novas práticas que cada profissional, dentro de sua área de atuação, pode usar e contribuir para que crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violências, sejam protegidas e não revitimizadas.

Participaram das formações, profissionais dos CRAS, CREAS, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e técnicos do Distrito Sanitário VIII, profissionais de diferentes áreas de atendimento do COMPAZ, gestores escolares além de técnicos das secretarias de Educação e Segurança Pública (DPCA). O UNICEF foi representado pela oficial de Proteção, Corinne Sciortino, e a Asserte, pelas especialistas Cleide Moraes, Waneska Viana e Carina Catanho.