UNICEF, Prefeitura do Recife e Asserte capacitam gestores escolares sobre “Educação que protege”

A prefeitura do Recife (PE), através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, o UNICEF e a Asserte realizaram, no dia 4 de junho, uma capacitação para gestores escolares da capital pernambucana sobre a Lei da Escuta Protegida de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências. A formação também enfocou a prevenção às violências e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A capacitação contou com a participação de mais de 220 gestores e vice gestores escolares da rede municipal de ensino, que expuseram suas experiências nas escolas e tornaram esta primeira etapa do encontro interativo e rico de informações.

A formação foi estruturada em oito horas, sendo quatro presenciais e mais quatro online. Nesta primeira etapa os participantes receberam informações sobre os principais tipos de violências contra crianças e adolescentes e a importância de orientar as equipes escolares para saber acolher, ouvir e encaminhar os casos que forem identificados nas escolas. Para realizar a segunda etapa, os participantes acessarão o material online do Guia de Experiências Didáticas “Por uma educação que Protege”.

Durante o encontro, a gerente de articulação da Secretaria de Gestão de Rede, Viviane Freitas, falou sobre os programas e projetos da Unidade de Atendimento Social e Emocional (UASE) e da rede de educação ofertados aos estudantes, e que oferecem suporte e apoio aos gestores no enfrentamento às violências, sejam as ocorridas nas escolas ou as relatadas pelos alunos.

“A escola desempenha um papel fundamental no apoio a crianças e adolescentes que sofrem violências. No entanto, ainda faltam habilidades e estrutura para reconhecer, lidar e encaminhar corretamente os casos de violência evidentes ou suspeitos. Por isso, a importância desta formação e do trabalho em rede”, destacou a especialista em mobilização da Asserte, Cleide Moraes.

O secretário executivo de gestão de redes interino, Glaybson Santiago, enfatizou, no início do encontro, a importância do tema para o trabalho dos gestores e das escolas, e agradeceu ao UNICEF pela parceria em projetos com a comunidade escolar.

A oficial de Educação do UNICEF, Socorro Araújo, parabenizou a Secretaria de Educação do Recife pelo trabalho desenvolvido e pelos avanços, com a ampliação das vagas nas unidades de educação infantil, na evolução da BAE e no apoio às ações da Agenda Cidade Unicef no Ibura. “A escola é um espaço de proteção, de acolhimento e de escuta. É imprescindível a escuta atenciosa às falas das crianças e adolescentes”, afirmou Socorro.

Estiveram presentes ao encontro representando o UNICEF, além de Socorro Araújo, a oficial de Proteção, Corinne Sciortino. Representaram a Asserte, os especialistas Cleide Moraes, Rafael Paixão, Roseana Cunha, Waneska Viana e Carina Catanho. Pela Secretaria de Educação, estiveram presentes, além do secretário de Gestão de Rede, Glaydson Santiago, e da gerente de articulação Viviane Freitas, a coordenadora da UASE, Katarina Rodrigues e a coordenadora operacional da BAE Recife, Kamila Silva.

O encontro faz parte das ações de implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) no Recife, que conta com a parceria do UNICEF, Undime, Itaú Social e Prefeitura do Recife, além do projeto Ibura que Protege, no contexto da #AgendaCidadeUNICEF no Recife. A Asserte é o parceiro implementador dos projetos na capital pernambucana.