Uso da Plataforma BAE é tema do “Café com Especialistas”

A importância e a utilização da plataforma da Busca Ativa Escolar (BAE) foram foco central do quarto “Café com Especialistas”, realizado pela Asserte, no dia 29 de maio, com 67 representantes de 14 municípios que fazem parte do Melhoria da Educação, programa do Itaú Social em parceria com o UNICEF e Undime.

O encontro foi dividido em dois momentos, sendo o primeiro mais teórico, abordando o perfil de cada um dos agentes envolvidos na BAE (gestor político, coordenador operacional, supervisor institucional, técnico verificador, agente comunitário) e seus papeis na plataforma.

“Destacamos que o uso da plataforma ajuda o município na sistematização dos dados e relatórios para políticas públicas, pesquisas e audiências com MP ou Tribunal de Contas, por exemplo, além de facilitar os encaminhamentos e a gestão da intersetorialidade”, afirmou Roseana Cunha, especialista da Asserte, que conduziu o encontro com o também especialista da Asserte, Rafael Paixão.

O segundo momento foi mais prático, com o uso da plataforma teste do UNICEF, envolvendo um caso hipotético. De forma conjunta, foi feito o estudo de caso, inserindo cada passo na plataforma, fazendo a evolução do caso, das etapas finais de gestão e rematrícula, para se trabalhar de maneira prática e clara.
“Foi um momento muito rico, com bastante participação dos municípios, exposição de dúvidas e esclarecimentos. Observamos que um dos grandes desafios dos municípios é justamente utilizar a plataforma BAE. Então, este momento foi muito importante para trabalharmos na prática como superar diversos obstáculos”, destacou Rafael Paixão.

O Melhoria da Educação é um programa do Itaú Social que, em parceria com o UNICEF e a Undime, está apoiando a implantação da BAE em diversos municípios e, desta forma, contribuindo para a permanência de crianças e adolescentes na escola. A Asserte é o parceiro implementador do programa.